Quer voar?

O primeiro passo é fazer um voo de demonstração e conhecer um pouco mais sobre o planador e a rotina do aeroclube. Para quem gosta de aviação é a oportunidade de passar um dia inteiro conversando sobre o tema, voar e fazer novos amigos.

Para obter a licença de piloto privado de planador (Licença PPL, habilitação PLAN) é necessário um mínimo de 60 voos ou 15 horas de voo (sendo destas, 2 horas de voo solo), de acordo com o disposto na RBHA 61.161. Mas, em geral, o aluno só é liberado pelo clube para o voo de cheque após acumular por volta de 35-45 horas de voo. Sim, somos exigentes. :)

Para ser aluno é necessário ter um Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de, ao menos, 4ª classe (RBHA 61.155). Voos realizados antes da obtenção do CMA não podem ser contados como voo de instrução, ou seja, não valem para a obtenção dos mínimos exigidos pela ANAC.

Em determinado momento do curso o aluno passará a voar solo, ou seja, sozinho. Para essa etapa do curso, entretanto, é necessário ter sido aprovado na prova teórica da ANAC (RBHA 61.61).

Após terminar o curso e obter a licença de piloto privado de planador é possível continuar voando os planadores do clube, mediante aluguel, desde que associado.

Assista AQUI um dos vários vídeos sobre voo em planadores.

Comments are closed.